segunda-feira, 25 de março de 2013

Usando os Jogos para melhor aprender Matemática!


Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Referimo-nos àqueles que implicam conhecimentos matemáticos.
 
BINGO DA TABUADA
Objetivo: Desenvolver o cálculo mental e o uso da tabuada.
Material:
- Duas caixas com cartões numerados de 2 a 9 em cada uma delas.
- Cartões de bingo.
- Feijões (pedras ou botões) para serem usados como marcadores.
Regras:
Imprimir os cartões numerados e os cartões de bingo que vêm nas páginas seguintes e recorta-os. Coloca os cartões numerados de 2 a 9 em cada uma das 2 caixas.
Pedir a um adulto para retirar ao acaso um cartão de cada caixa, ditar os números a todos os concorrentes, e em seguida colocar os cartões de volta nas respectivas caixas.
Os concorrentes usando apenas cálculo mental devem fazer a multiplicação entre os números e marcar no seu cartão com o feijão. Sem usar qualquer cálculo escrito.
Ganha o concorrente que preencher primeiro o seu cartão.
" Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção."


Nenhum comentário:

Postar um comentário