Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o
pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a
motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização,
concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo,
desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras
pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso
pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Referimo-nos
àqueles que implicam conhecimentos matemáticos.
BINGO DA TABUADA
Objetivo: Desenvolver o cálculo mental e o uso da tabuada.
Material:
- Duas
caixas com cartões numerados de 2 a 9 em cada uma delas.
- Cartões de bingo.
- Feijões
(pedras ou botões) para serem usados como marcadores.
Regras:
Imprimir os
cartões numerados e os cartões de bingo que vêm nas páginas
seguintes e recorta-os. Coloca os cartões numerados de 2 a 9 em cada uma das 2 caixas.
Pedir a um
adulto para retirar ao acaso um cartão de cada caixa, ditar os números a
todos os concorrentes, e em seguida colocar os cartões de volta nas respectivas
caixas.
Os
concorrentes usando apenas cálculo mental devem fazer a multiplicação
entre os números e marcar no seu cartão com o feijão. Sem usar qualquer
cálculo escrito.
Ganha o concorrente que
preencher primeiro o seu cartão.
"
Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a
agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações.
Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança,
proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e
da atenção."
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